A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA NA GRAVIDEZ


A vida da mulher apresenta três momentos marcantes e intensos, sendo eles: adolescência, gravidez e climatério. Dentre as três fases, a gravidez é uma transição que requer uma ressignificação do papel da mulher como ser feminino, esposa, profissional e mãe. Quando não trabalhado estes papeis, brotam conflitos que, agregados aos surgidos na transposição do papel marido/pai, acarretam desestruturação para o relacionamento do casal e para saúde psicológica da gestante. Uma boa orientação psicológica durante a gravidez pode facilitar o entendimento de um turbilhão de emoções que a futura mãe irá enfrentar ao longo dos meses de gestação.
Engravidar é período especial que requer muitos preparativos, especialmente, internos. O acompanhamento obstétrico e psicológico faz as mulheres iniciarem a gravidez mais saudáveis física e emocionalmente, acessando informações sobre todo o desenrolar, desde a concepção ao pós-parto, acumulando informações sobre seu bebê, seu corpo e suas emoções.
Abaixo, apresentamos os sintomas físicos e emocionais que podem aparecer em cada fase da gestação:


Primeiro mês
Sintomas físicos
Ausência da menstruação; Cansaço e sonolência; Vontade frequente de urinar; Náusea, vômitos e salivação excessiva; Azia e dificuldade de digestão; Repulsa ou desejo por certos alimentos; Modificações no seio (inchaço, sensação de adormecimento, formigamento, escurecimento das aréolas, aparecimento de pequenas veias de cor azul sob a pele, devido ao aumento de irrigação sanguínea no seio);
Sintomas Emocionais
Instabilidade emocional similar à TPM (Síndrome Pré-Menstrual) - maior irritabilidade, mudanças repentinas de humor, vontade de chorar; Apreensão, medo, alegria, excitação.


Segundo mês
Sintomas físicos
Além dos sintomas apresentados no primeiro mês, pode surgir prisão de ventre; possíveis dores de cabeça, às vezes desmaios e tontura; as roupas começam a ficar ligeiramente estreitas na cintura e no seio, o abdômen pode parecer um pouco aumentado.
Sintomas Emocionais
Os mesmos do primeiro mês.


Terceiro mês
Sintomas físicos
Além dos sintomas apresentados no segundo mês, pode surgir, às vezes, desmaios e tontura; Aumento do apetite; Algumas veias ficam mais visíveis, devido ao aumento no volume de sangue.
Sintomas Emocionais
Além dos sintomas apresentados no segundo mês, períodos de extrema calma e serenidade tendem a surgir.


Conclusão  Psicológica do Primeiro Trimestre
Inicia-se com uma fase de ambivalência. Estar ou não estar feliz, querer ou não querer a gravidez, aceitar ou não aceitar. Parte daí, grandes transformações interpessoais e intrapsíquicas. Além disso, há alterações neuroendócrinas que causam as náuseas, vômitos e sonolência.
Somando a tudo isso, o fator psicológico influencia na rejeição ou negação da gravidez, o peso da responsabilidade de gerar e manter uma nova vida, o receio de problemas congênitos e apreensões em relação às possíveis modificações da estética corporal feminino.
Ao final do terceiro mês, a barriga quase não aparece. Ao contrário dos seios que devem ter aumentado bastante.


Quarto Mês
Sintomas físicos
Continua o cansaço; Diminuição da frequência da vontade de urinar; Diminuição ou desaparecimento da náusea, vômitos e salivação excessiva; Prisão de ventre tende a persistir; Azia e dificuldade de digestão também; O seio continua a aumentar de tamanho, mas a sensação de dor e desconforto   provocada pelo inchaço desaparecem ou diminuem; Possíveis dores de cabeça; Possível inchaço dos tornozelos e dos pés, e às vezes também das mãos; Aumento do apetite; Aumento da umidade vaginal; Surgimento de algumas veias varicosas e/ou hemorróidas; Algumas gestantes, principalmente as mais magras, poderão sentir no final do 4° mês de gestação leves movimentos do bebê.
Sintomas Emocionais
Além dos sintomas já apresentados, certa sensação de "estar fora de sintonia", sentindo-se, às vezes, atrapalhada, esquecendo das coisas e dificuldade em se concentrar.


Quinto Mês
Sintomas físicos
Movimentos fetais; Aumento da umidade vaginal (leucorreia); Congestão nasal e sensação de entupimento do ouvido; continuação da prisão de ventre, da Azia e da dificuldade de digestão; Câimbras nas pernas; Possível inchaço dos tornozelos e dos pés, e, às vezes também, das mãos; Possíveis dores de cabeça, às vezes desmaios e tontura; Surgimento de algumas veias varicosas e/ou hemorróidas; Grande aumento do apetite; Dores nas costas; Modificação na pigmentação da pele no abdomen e no rostoAumento da pulsação (frequência cardíaca);
Sintomas Emocionais
Maior estabilidade emocional, porém, com sinais de irritação e algumas mudanças de humor; Maior aceitação psicológica da realidade de se "estar grávida"; Períodos de distração e falta de concentração.


Sexto Mês
Sintomas físicos
Movimentos fetais cada vez mais intensos;
Aparição de sensação de dormência na parte baixa do ventre;  Aumento da umidade vaginal (leucorreia); Congestão nasal e sensação de entupimento do ouvido; Prisão de ventre; Azia e dificuldade de digestão; Câimbras nas pernas; Possível inchaço dos tornozelos e dos pés, e às vezes também das mãos; Possíveis dores de cabeça, às vezes, desmaios e tontura; Surgimento de algumas veias varicosas e/ou hemorróidas; Grande aumento do apetite; Dores nas costas; Modificação na pigmentação da pele no abdomen e no rosto; Aumento da pulsação (frequência cardíaca); Sensação de coceira no abdomen.
Sintomas Emocionais
Maior estabilidade emocional; Certa ansiedade com relação ao futuro; Períodos de distração e falta de concentração no que se está fazendo.

Conclusão Psicológica do Segundo Trimestre
Do ponto de vista emocional, é um período considerado estável. O aparecimento dos primeiros movimentos fetais atinge de forma impactante o pai que não podem experimentar essas sensações de forma direta. Continuam crescente as expectativas em relação à saúde do feto e ao próprio corpo. Nesta fase, a mulher vivencia grande preocupação em manter a sua vida conjugal estável. As alterações do desejo e desempenho sexual tendem a aumentar, o que, geralmente, traz medo de machucar o bebê durante a relação sexual. Nesta fase, caracteriza-se também por uma maior introversão e passividade feminina, características importantes para a preparação do papel de mãe. Também é características desta fase maior ansiedade e agitação.


Sétimo Mês
Sintomas físicos
Movimentos fetais cada vez mais intensos; Sensação de dormência na parte baixa do ventre;  Aumento da umidade vaginal (leucorreia); Congestão nasal e sensação de entupimento do ouvido; Prisão de ventre; Azia e dificuldade de digestão; Câimbras nas pernas; Possível inchaço dos tornozelos e dos pés, e às vezes também das mãos; Possíveis dores de cabeça, às vezes desmaios e tontura; Surgimento de algumas veias varicosas e/ou hemorróidas; Dores nas costas; Falta de ar e dificuldades para respirar; Insônia; Sensação de coceira no abdomen.
Sintomas Emocionais
Uma certa ansiedade com relação ao bebê e ao parto; Períodos de distração e dificuldade de concentração; Sonhos e fantasias sobre o bebê;


Oitavo Mês
Sintomas físicos
Movimentos fetais fortes e regulares; Aumento da umidade vaginal (leucorreia); Congestão nasal e sensação de entupimento do ouvido; Prisão de ventre; Azia e dificuldade de digestão; Câimbras nas pernas; Possível inchaço dos tornozelos e dos pés, e às vezes também das mãos; Possíveis dores de cabeça, às vezes desmaios e tontura; Surgimento de algumas veias varicosas e/ou hemorróidas; Dores nas costas; Falta de ar e dificuldades para respirar; Insônia; Sensação de coceira no abdomen; Contrações de Braxton Hicks (São absolutamente normais, e de intensidade leve e indolor. O útero está se exercitando para quando iniciar o trabalho de parto. Próximo do nono mês, as contrações começam a ser mais frequentes e intensas.); Colostro, que pode gotejar dos seios.
Sintomas Emocionais
Certa ansiedade com relação ao bebê e ao parto; Períodos maiores de distração e falta de concentração; Um desejo cada vez maior de que a gravidez termine logo.


Nono Mês
Sintomas físicos
Menor movimentação do bebê dentro do utero, devido à falta de espaço; Aumento da umidade vaginal (leucorreia), de forma mais abundante; Congestão nasal e sensação de entupimento do ouvido; Prisão de ventre; Azia e dificuldade de digestão; Câimbras nas pernas; Aumento do inchaço dos tornozelos e dos pés, e às vezes também das mãos; Possíveis dores de cabeça, às vezes desmaios e tontura; Algumas veias varicosas e/ou hemorróidas; Aumento da dores nas costas e da sensação de peso nas pernas; Respiração mais fácil quando o bebê se posicionar mais para baixo; Maior estímulo a urinar, depois que o bebê se posicionar mais para baixo; Insônia; Sensação de coceira no abdomen; Aumento na intensidade das Contrações de Braxton Hicks; Colostro, que pode gotejar dos seios; Sensação de incômodo ou adormecimento das nádegas e da pelvis; Períodos alternados de maior energia ou maior cansaço; Aumento ou perda do apetite.
Sintomas Emocionais
Aumento da ansiedade, excitação e preocupação com relação ao bebê e ao parto; Períodos maiores de distração e falta de concentração; Uma sensação de alívio maior ao pensar de que a gravidez está chegando ao fim; Impaciência e Inquietação; Sonhos e fantasias sobre como será o bebê.


Conclusão Psicológica do Segundo Trimestre
Este período traz uma exacerbação dos sintomas de ansiedade com a proximidade do parto e a mudança na rotina. Os temores se aguçam, como o medo de morrer no parto, preocupação com a saúde do bebê ao nascer, receio em relação à amamentação e à recuperação da forma do corpo. Incidência de sonhos com o parto, com o bebê e com o corpo.


A fim de reduzir os níveis de ansiedade e conduzir a gestante a uma melhor qualidade de vida gestacional, faz-se necessário a humanização pré-natal e puerpério, através de consultas psicológicas que sirvam de interface entre as orientações obstetrícias e as emocionais. Ações que irão contribuir para que a gestante compreenda os sintomas, não só os físicos, mas, principalmente, os emocionais.