PROJETO ANTI-BULLYING NA SUA ESCOLA



 
PROJETO ANTI-BULLYING

O BULLYING vem sendo o grande terror que assola as escolas de todo o mundo e atormenta a vida dos alunos, pais e professores.
A prevenção deste fenômeno é Lei Estadual desde 2009, (Lei 13.995/2009) que dispõe sobre a inclusão de medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate ao bullying escolar no projeto pedagógico elaborado pelas escolas públicas e privadas do Estado de Pernambuco.
A conscientização do fenômeno e o trabalho em conjunto com toda comunidade escolar são as formas mais eficazes de combater o BULLYING, fundamental para a prevenção e redução do quadro desastroso de violência escolar.


OBJETIVO DA CONSULTORIA
  
Somos grupo formado por psicólogos e administradores e nosso objetivo está focado na elaboração do programa anti-bullying e na assessoria para a implantação e acompanhamento do mesmo, que resulte na redução e prevenção do fenômeno no ambiente escolar, auxiliando assim, a inclusão do projeto na programação pedagógica, conforme previsto em lei. Contudo, para alcançarmos este objetivo é preciso trabalhar a conscientização do que é o fenômeno, as possíveis causas e conseqüências, criando um modelo educacional e psicológico capaz de associar a auto-realização com atitudes socialmente produtivas e solidárias.
Nas etapas deste projeto, envolveremos professores, funcionários da escola, alunos e pais. Apenas com esta combinação alcançaremos o objetivo.
PROCESSOS DO PROJETO
 1ª Etapa
Levantamento de dados internos, conscientização da equipe escolar (professores, gestores, funcionários), estruturação e regulamentação do projeto e ciência da realidade escolar.
2ª Etapa
Conscientização dos pais e responsáveis para que assumam o compromisso de intervir nos problemas.
3ª Etapa
Sensibilização e conscientização dos alunos do 2º ano ao 5º ano do ensino Fundamental; do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental; e do 1º ano ao 3º ano do Ensino Médio.
4ª Etapa
Estratégias de Intervenção e prevenção individuais e coletivas; Estratégias de sala de aula; Criação de Equipes de suporte ao programa.
5ª Etapa
Fechamento – Relatório e programação da reciclagem.


Atenciosamente,
Fernando André Costa
Consultor Palestrante