sábado, 23 de junho de 2012

REGRESSÃO DE MEMÓRIA

O objetivo da Regressão de Memória(RM) ou Terapia da Regressão(TR) ou Terapia de Vidas Passadas(TVP) é psicoterápico e o acesso ao material mnêmico passado, desta ou de outras vidas, tem como finalidade encontrar o núcleo traumático, buscando o seu desbloqueio por meio de intervenções psicoterápicas.

A exploração destas memórias reúne uma série de técnicas indutivas que levam o paciente a encontrar o acesso ao inconsciente, lugar ondem acumulam suas informações, o somatório de suas experiências vividas no passado, impressas no nosso ser, que repercute de forma saudável ou patológica no presente.
É importante salientar que a RM é apenas um instrumento auxiliar da psicoterapia e não a psicoterapia em si.

Em meu consultório, utilizei a RM em vários pacientes como forma eficaz para o encontro do núcleo traumático, auxiliando no processo terapêutico. Quando me refiro a RM não estou apontando apenas para regressão da memória de vidas passadas, pelo contrário, busco inicialmente a regressão de experiências passadas da vida intrauterina em diante, salvo os casos de regressão espontânea a um estágio anterior a vida presente.

Lembrando que a RM não pode ser usada como um turismo de experiências passadas. Muita gente me procura para fazer regressão em busca de informações por pura curiosidade. Perda de tempo! Não trabalho com regressão de memória por curiosidade, e sim, utilizo-a como instrumento auxiliar da psicoterapia. Em outras palavras, quem sugere o uso desta prática é o psicoterapeuta, não o paciente.

Permitam-me advertir para o risco do modismo. É crescente a divulgação da RM ou TVP. Mas, só um profissional, cujo Conselho da classe regulamenta o uso desta prática, poderá fazer uso das técnicas.

Fernando André Costa
Psicólogo Clínico e Hipnoterapeuta
Recife/PE


Nenhum comentário:

Postar um comentário