terça-feira, 26 de julho de 2011

PERGUNTAS FREQUENTES DE ALGUNS PAIS E GESTORES DE ESCOLAS

1. Como é este trabalho? 
A consultoria e assessoria consiste no levantamento da realidade escolar, a preparação de toda equipe de funcionários da escola, conscientização e participação dos pais e, por fim, o trabalho de sensibilização dos alunos através de técnicas terapêuticas e operacionais, mudando assim o cenário sociocultural da instituição.
2. Palestras e filmes resolvem o problema?
Não! É importante salientar que um programa anti-bullying não se limita a palestras isoladas ou filmes para os alunos. Faz-se crucial todo um trabalho de conscientização, sensibilização e prática que envolva toda a comunidade escolar.
3. Quanto tempo para implantar o programa numa escola?
Vai depender da estrutura escolar(quantidade de professores, funcionários e alunos) e do comprometimento dos envolvidos. Pode levar de um mês e meio até três meses).
4. Depois da implantação do programa, o que acontece?
Após implantação do programa, a comunidade escolar estará apta a dar continuidade. Este programa não pode parar, até mesmo, porque a lei que regulamenta a prevenção e combate ao bullying tende a entrar na LDB ( Lei de Diretrizes e Bases), obrigando todas as escolas a adotarem o programa. A implantação é apenas o primeiro passo, o essencial. O que não impede que a assessoria continue até a comunidade sentir-se preparada.
5. Quem pode aplicar o programa na escola?
Não existe uma regra, mas aconselho que os dirigentes das escolas procurem profissionais capacitados e, de preferência, que não sejam funcionários da instituição. Do contrário, alguns detalhes podem passar despercebidos pelo fato de estarem envolvidos diretamente com o ambiente. 
6. O trabalho de consultoria e acompanhamento psicológico finaliza após a implantação do programa?
Não, necessariamente! Acompanhamos os alunos no período de implantação e sugerimos aos pais que possibilitem um acompanhamento psicológico, deixando à escolha deles o profissional a ser contratado. Mas, também, disponibilizamos nossos serviços psicoterápicos para os pais e seus filhos.
7. O que pode ser oferecido àqueles que desejam acompanhamento psicológico?
Oferecemos a terapia individual e em grupo, tanto para os pais como para os filhos. Quando o trabalho for individual, atenderemos em nosso consultório; quando for em grupo, como forma de facilitar o deslocamento das crianças e adolescentes, e se for em comum acordo com a escola, atenderemos numa sala da própria instituição.
8. Grupos de quantos?
Grupos de até 10 membros, no máximo.
9. O que a escola ganha com essa parceria?
A fidelidade do seu cliente. Cada vez mais, os pais buscam segurança para seus filhos. A escola que oferece um programa de prevenção ao bullying, estará um passo à frente das demais. E se, além do programa, oferecer parceria com um psicoterapeuta que possa se deslocar e acompanhar o grupo no ambiente escolar, certamente, fidelizará seus clientes, mostrando o quanto eles são importantes para a instituição.
10. De quem virá o investimento para os trabalhos terapêuticos em grupo?
Dos pais. Os maiores interessados.
11. Qual o foco deste trabalho?
São vários. Dentre eles, a tolerância, a convivência em grupo, auto-confiança, auto-estima, independência emocional, empatia, violência, vestibular, entre outros.

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